A verdadeira Quaresma

Publicado: 26 de março de 2016 em Todos
Tags:, , ,

5335f35ea48d80f368d67dcc6ad7980f

Recentemente um amigo católico disse que estava em um tipo de jejum por conta da Quaresma, como não compreendia muito a respeito disso decidi conhecer um pouco mais sobre essa tradição religiosa.

A Quaresma segundo a tradição católica foi criada no século 4, e compreende 46 dias entre o dia de cinzas e o domingo de páscoa (40 dias sem contar domingos). Durante esse tempo os participantes comem com moderação ou jejuam de determinados alimentos ou hábitos. Originalmente começou para enfatizar o valor e importância do arrependimento, muito parecido com os jejuns do antigo testamento como Ester 4:1-3; Jeremias 6:26; Daniel 9:3 e principalmente como o dia da Expiação (Dia de arrependimento e purificação antes da páscoa feita em Israel).

“Quaresma é, portanto, a palavra utilizada para designar o período de quarenta dias no qual os católicos realizam a preparação para a Páscoa, a mais importante festa do calendário litúrgico cristão, que celebra a Ressurreição de Jesus, a base principal da fé cristã. Neste período, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, os fiéis são convidados a fazerem um confronto especial entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Este confronto deve levar o cristão a aprofundar sua compreensão da Palavra de Deus e a intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé.”

(Redação: Irmão Nery, FSC

Fonte: CNBB – Site Canção Nova)

Porém com o passar dos séculos a essência deu lugar a forma e hoje muitos aderem a Quaresma com outras motivações, onde os participantes deixam de comer certas coisas ou deixam de praticar certos hábitos numa espécie de consagração e esforço para merecer a benção ou graça de Deus. O grande problema é que muitos deixam certos “hábitos errados” durante a Quaresma, mas mantém muitos outros hábitos errados durante toda sua vida, e acreditam que isso vai ajudá-los a merecer a graça e a benção de Deus ou quem sabe leve eles pro céu.

Seria o mesmo que um filho querer um presente de seu pai no dia do seu aniversário e quer se esforçar pra merecer o presente, então até o dia do aniversário dele, todos os dias ele arruma seu quarto, mas continua sendo desobediente, mentiroso, respondendo a seu pai e mãe, rouba os coleguinhas da escola e fora de seu quarto deixa roupas e brinquedos espalhados no chão, mas seu quarto está impecável. No dia do aniversário, ele realmente merece o presente por ter arrumado seu quarto todos os dias?

Nós fazemos exatamente a mesma coisa com Deus, querendo merecer algo dele, quando somos desobedientes em todo o resto. Você diz que não mente, mas olha pra outras mulheres e adultera no seu coração, diz que não rouba, mas odeia seu próximo e a lista é longa.

O verdadeiro jejum e Quaresma que Ele quer de nós é que olhemos pra Páscoa e nos lembremos da razão disso tudo, que Jesus morreu na cruz sendo castigado por causa dos nossos pecados e espera de nós uma resposta a isso, uma entrega de vida total, não superficial, não deixando de comer uma coisa, mas uma consagração inteira, de toda nossa vida. E o que fazemos com os nossos pecados? Nos arrependamos de verdade, por que não existe nada a ser feito pra merecer o presente de Deus, isso é graça! Presente que é dado mesmo sem merecer! É comecemos uma nova vida!
“e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” 2 Coríntios: 5. 15

Jades Rogério

Deixe um comentário