“Eu.2.0” Amadurecimento Cristão

Publicado: 26 de outubro de 2011 em Todos
Tags:, , , , , , , ,

Quero dedicar essa série de estudos sobre amadurecimento cristão a dois irmãos amados em Cristo, Vinícius de Souza e Raphael Barbosa, as conversas que tive com eles me levaram a escrever isso. Que Deus possa nos ensinar nessa longa caminhada com muita paciência, perseverança e esperança.

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a perseverança.
E a perseverança a experiência, e a experiência a esperança.
E a esperança não desaponta porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.”
Romanos 5:5

Vivemos em um mundo cada vez mais rápido, e essa velocidade aumenta buscando atender e saciar os desejos do homem de maneira rápida. Ainda me lembro quando eu tinha internet discada e pra visualizar um site eu precisava esperar quase meia hora, então quando queria trocar de página, mais meia hora, hoje minha internet normalmente fica aberta em 5 ou 6 páginas de uma vez, temos internet no celular e o privilégio de acompanhar um evento do outro lado do mundo em tempo real. Tudo isso tem levado essa geração a se tornar uma geração “mimada”, raitec mas mimada, que quer tudo na mão, o mais rápido o possível, a maioria dos adolescentes que conheço são completamente impacientes, não gostam de fazer trabalhos escolares porque vai levar tempo, procuram o Google e “ctrl + c , ctrl + v”, não gostam de perder tempo com aquilo que não lhes dá prazer, até quando vamos comer fazemos um miojo instantâneo, em 3 minutos tá pronto! Mas eu quero te dizer uma coisa você não é miojo, você não vai ficar pronto em 3 minutos, Deus vai precisar de pelo menos uns 20 anos pra forjar seu caráter e fazer de você um cristão maduro e experiente. Certa vez ouvi isso de um pastor, e sabe, fiquei tão decepcionado, eu queria tanto ser um cristão mais maduro, mais perseverante, errar menos no meu caminho, e ele disse “Deus vai levar pelo menos 20 anos pra forjar um homem”, um menino como eu ouvir isso, logo eu que há uns anos atrás durante a época de escola esqueci de fazer o trabalho de Geografia e apenas dez minutos antes de ir pra escola entrei no Google correndo dei um “ctrl + c, ctrl + v” e ainda tirei 10 no trabalho, cara eu não quero esperar 20 anos pra amadurecer, eu quero e eu quero agora!

As coisas de Deus ainda são a moda antiga, sabe antes de termos a panela de pressão, quando as pessoas queriam fazer uma feijoada, gastava quase que um dia inteiro cozinhando o feijão pra servir no dia seguinte, e mesmo hoje com panela de pressão não levamos menos do que 40 minutos pra fazer feijão, ainda temos que esperar. E como nós queremos que Deus nos trate em 5 minutos? Nós homens, tão delicados, cheios de feridas e cicatrizes na alma, se somos tão preciosos para Deus acredito que somos sua obra mais preciosa, e Ele não pode fazer de qualquer jeito, precisa ser delicado, cauteloso não deixando pra traz nenhum detalhe. Talvez você esteja no meio de um processo muito difícil sendo moído por Deus, mas quero te dizer que “aquele que começou a boa obra é fiel para aperfeiçoá-la” (Fl.1.6). Durante séculos e séculos de ciência e tecnologia o homem ainda não conseguiu apressar o processo de gestação de um bebê, ninguém pode controlar algo que lida com a vida, assim também ninguém pode acelerar o processo de Deus em nos amadurecer.

Houve um homem chamado João Batista, a bíblia diz que ele foi cheio do Espírito Santo desde o ventre de sua mãe. Então porque não começou pregando o evangelho e preparando o caminho do Senhor desde criança como vemos muito hoje em dia, crianças com ministérios e até dirigindo igrejas (que Deus tenha misericórdia de nós), porque João Batista esperou tanto tempo? Acredito que a resposta é muito simples, Deus estava amadurecendo aquele homem, forjando o caráter dele e o preparando para cumprir seu chamado, até que aparecesse pregando no Jordão com uma autoridade igual de Elias o profeta. E quantas vezes queremos acelerar o processo de Deus? Começamos muito bem, cheios de empolgação, dizendo “Uau, Deus falou comigo”, e começamos a tentar dar um jeitinho pra que as coisas ocorram logo, como não ocorre no nosso tempo, desanimamos e desistimos. Eu costumo dizer que o adolescente normalmente tem um prazo de dois meses, esse é o tempo que ele normalmente permanece, dois meses depois ele está desanimado e frustrado (e isso não vale só pra adolescente não viu!?), olha dentro da sua congregação e você vai ver quantas pessoas começaram cheias de ânimo, dois meses depois onde estavam?

Não podemos acelerar o processo de Deus para nos amadurecer, tudo que podemos fazer é nos submeter a sua vontade.

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes…”


Continuamos na próxima semana esse estudo… e eu vou explicar o porquê do “Eu.2.0”

Deixem seus comentários… abraços!!
Jades Rogério 

Deixe um comentário

