A Face de Deus

Publicado: 1 de janeiro de 2011 em Todos
Tags:, , , ,

“Buscai o Senhor e o seu poder, buscai perpetuamente a sua face.”  2° Cr. 16.11

Entendo aqui “perpetuamente” como “para sempre” ou “por todas as gerações”, sinto como se Davi estivesse enxergando a minha geração e dizendo: “Geração presente, escutem-me: Busquem o Senhor e o seu poder, busquem a sua face!”
Uma linda história de um profundo e intenso relacionamento com Deus começa com um bebê sendo colocado dentro de um cesto e colocado no rio, Moisés, teve esse nome porque tinha sido tirado das águas pela filha de Faraó, foi criado sabendo que não era egípcio o que o levou mais tarde a defender um hebreu matando um egípcio e por causa disso fugiu do Egito para Midiã. Lá ele passou 40 anos, onde casou e teve filhos até um dia em que uma visão mudou sua vida para sempre.Moisés estava apascentando as ovelhas do seu sogro perto do monte Horebe, quando viu uma chama de fogo numa sarça que ardia, mas não se consumia, curioso e ao mesmo tempo maravilhado com a sarça que não se consumia foi chegando perto para ver, quando ouviu a voz de Deus do meio sarça lhe dizendo:“Moisés! Moisés”, Deus o estava chamando pelo nome… e continuou: “Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa” (Êxodo 3)… e no verso 6 diz: “Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.” Algum tempo depois vemos de novo Moisés de volta ao monte Horebe, mas ao invés de Deus dizer: “não te chegues para cá” Ele diz: “Sobe para o cume do monte” (Ex.19.20) e ao invés de Móisés temer e esconder o rosto ele diz: “Rogo-te que me mostres a tua face” (Ex.33.18).Sem dúvida é uma das histórias da bíblia mais fascinantes, e em seguida vemos Moisés sendo colocado na fenda da rocha e a mão do Senhor encobrindo Moisés para que não olhasse o Senhor até que tivesse passado até o momento auge onde o Senhor tira a mão e Moisés o vê pelas costas. (Ex.33.17-23). Que experiência incrivelmente gloriosa, enquanto o povo estava lá do lado de fora ao pé do monte olhando o monte Horebe que fumegava tremendo de medo e temor, Moisés estava lá no cume do monte, no meio da nuvem de glória tendo visões de Deus. Quando Moisés saiu estava com seu rosto resplandecendo por causa da gloriosa experiência que acabara de ter.

Será que Moisés conheceu a vontade, os propósitos e desígnios de Deus depois dessa experiência? Moisés não só viu a glória de Deus como teve uma experiência com o próprio caráter de Deus, com quem Ele era, na sua essência, essa era a própria glória de Deus, quando ouviu da própria boca do Altíssimo: “Farei passar toda minha bondade diante de ti…” Moisés agora não só conhecia a bondade de Deus, mas estava vendo a própria revelação da bondade de Deus, e o Senhor continua: “… e te proclamarei o nome do Senhor; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de que eu me compadecer.” (Ex.33.19). Moisés não foi a um culto de domingo a noite ou a uma escola dominical e ouviu falar alguma coisa sobre a bondade, misericórdia e o nome do Senhor, NÃO! Moisés teve uma profunda revelação em seu interior, isso foi escrito nas tábuas de seu coração, e tamanha foi a revelação que seu rosto resplandeceu (2°Cor.3.7).Quem em sã consciência poderia esquecer uma experiência assim? Quem poderia não levar Deus a sério e passar a ter um compromisso ainda maior com o Senhor depois de uma experiência assim? Qual pecador não seria convencido de seus pecados ao olhar o rosto de um homem que esteve na presença da Santidade? Quem não se sentiria motivado a ser mais zeloso pela vontade de Deus depois disso?

Precisamos de uma visão da sua face! Da face do próprio Deus!Alguns vão dizer: “Mas isso é um absurdo!” e outros: “Teologicamente isso é impossível” e outros com o coração empedrado irão dizer: “Pra que isso?Fanatismo”
Qual Cristão que tendo sede do Deus vivo não vai se sentir entusiasmado ao ouvir a experiência de Moisés? E mais do que se sentir entusiasmado, somos convidados e desafiados a buscar sua face!
“…buscai perpetuamente a sua face” 2° Cr. 16.11
“Buscai” é um verbo no imperativo, assim como Jesus disse “Ide”, Jesus não estava dando um conselho estava ordenando.
Diante de um cristianismo teórico, superficial, mundano e frio precisamos de um monte que fumega, de uma sarça que arde e não se consome para nos acender novamente.

Não foi só Moisés que buscou a sua face, Davi também o buscou, ele disse: “Tu [Senhor] falas ao meu coração: Buscai a minha face; buscarei pois Senhor a tua face.” Sl.27.8, em outras traduções ao invés de face está a palavra presença, ambos são significados da palavra original do hebraico. E em Salmos 42 temos:
“Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face do Deus vivo?”
Será por isso que Davi foi o melhor rei de Israel e de quem descendeu o próprio Messias?
Em Isaías capítulo 6 diz: “No ano em que morreu o rei Uzias eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono…” e Isaías disse: “…ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio dum povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!” Quem disse a Isaías que ele tinha lábios impuros? Quem o convenceu dos seus pecados? Quem insistiu com ele para que se arrependesse? Mas ele viu a própria Santidade! E essa experiência o revelou quem ele era por dentro! Era como se alguém tivesse acendido uma lâmpada de 1.000 wats dentro da alma de Isaías e tudo que estava lá dentro podia ser visto claramente.
Saulo estava a caminho de Damasco perto do meio dia para perseguir os cristãos quando viu uma luz mais forte que o sol que o fez cair por terra, entende isso? De boca no pó? Ele beijou a lona! Saulo o Durão, o Temido pelos crentes, de boca no pó, pois não agüentou com tamanha revelação e ficou cego com a luz (At.9.1-9). Depois de uma experiência assim quem não se converteria? Saulo podia continuar com sua vida normal depois de uma experiência assim? Qual joelho não se dobraria diante Dele e qual língua não confessaria que Ele é o Senhor?

Quando correspondemos com o mandamento em 2° Cr. 16.11 “…buscai a sua face…” e 2° Cr. 7.14 “Se o meu povo que se chama pelo meu nome se humilhar , e orar, e buscar a minha face…” 2°Cr.7.14, corremos um grande risco: De encontrar o Senhor! Imagine se todos nós tivéssemos a mesma bendita experiência de conversão que Saulo? Vendo o Senhor e beijando o pó? O Mundo viraria de cabeça pra baixo e Jesus voltaria. O Inferno tem dor de cabeça cada vez que pensa nisso, imagine se todos tivessem experiências parecidas com Isaías? E a ordem e urgência para nós hoje é “…buscai a sua face”.

Mas temos buscado a sua face? Qual igreja teria coragem suficiente para admitir isso? A triste e terrível realidade que não buscamos a face de Deus, mas buscamos suas mãos! Suas bênçãos, o que ele pode fazer por mim, pela minha família, minha porta de emprego, um vida mais bem sucedida e feliz! Meu querido irmão deixe-me explicar a você ao buscarmos todas essas coisas tiramos Cristo e seu sacrifício do centro e colocamos ele como nosso servo para realizar nossos desejos. Isso porque somos egoístas, pensamos primeiro nas outras coisas pra depois, talvez pensarmos no Reino de Deus, somos mesquinhos, ambiciosos e ainda vivemos na prática do pecado.
Quer ver como temos buscado as mãos do Senhor ao invés de sua face nos nossos cultos? Vá a uma reunião de oração (se é que isso ainda existe em alguma igreja) e veja se oramos pra nos submeter a vontade de Deus ou pra submeter Deus as nossas vontades? Oramos clamando para que ele abençoe, dê isso, dê aquilo outro, porque “eu” preciso de isso, “eu” declaro a “minha” vitória, enquanto que o mundo perece indo milhares pro inferno, cristãos continuam imaturos entra ano e sai ano, cheios de comportamentos e pensamentos mundanos. Por quê? Porque estamos ensinando um cristianismo teórico, um cristianismo centrado no “EU”! E não estamos levando as pessoas a um encontro real com o trono de Deus onde elas podem enxergar suas imundícies e se lavarem no sangue de Cristo.

Como podemos cantar “…abro mão dos meus sonhos e de tudo…” e depois cantarmos: “restitui eu quero de volta o que é meu!” Que confusa e perdida é a igreja de hoje, com tantas falsas doutrinas entrando no meio da igreja, e pregadores cheios de soberba e orgulho ensinando a igreja seus próprios caminhos. A única coisa que vai nos levar de volta pro verdadeiro centro da vontade de Deus é um visão da sua face! Apenas uma pequena parte do evangelho está nas palavras de Jesus, toda a essência do Evangelho está na pessoa de Jesus, Ele é o evangelho, e olhar para ele é olhar para o evangelho em sua essência. Ninguém havia pregado o evangelho para Saulo, o Evangelho apareceu pra ele a caminho de Damasco. Saulo estava perseguindo o evangelho e Jesus apareceu para ele e disse: “EU SOU, quem você persegue!” Atos 9.4,5. Ele, Jesus, é o verbo de Deus, ou seja a palavra de Deus, o evangelho, o mistério revelado, em quem Deus fez habitar corporalmente toda a plenitude de sua divindade, riqueza e conhecimento, JESUS! Por mais contradição que possa parecer, a maior necessidade da Igreja hoje é: JESUS! É quem está faltando na igreja, a pedra angular que está sendo rejeitada pela junta de missões, querem construir missões com vários métodos humanos, mas se esquecem da Pedra principal. Como Paulo dizia: “Com certeza a palavra da Cruz é loucura para os outros, …mas para nós é poder de Deus” (1°Co. 1.18), isso não é verdade para nós hoje, já que temos que usar de tantos artifícios para ganhar uma única alma. Mas o meu consolo é : “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.” Hb. 13.8.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s