Adoração em 3 níveis à imagem do tabernáculo. (Parte 3)

Publicado: 16 de fevereiro de 2010 em Todos
Tags:, , , , ,


Nível 2: O Lugar Santo – Intimidade e Revelação

É um lugar um pouco mais íntimo onde depois de todo o processo doloroso do sacrifício somos levados a presença de Deus e começamos a desfrutar de uma doce comunhão com Ele. Existiam 3 objetos no Lugar Santo:

  • A Mesa dos Pães: Tinha 12 pães que representavam as 12 tribos de Israel, fala

da comunhão de Deus com o seu povo, os sacerdotes (Você é um!!!) comiam desse pão, bem ali, era como uma espécie de pic-nic, sabe quando o filho se assenta a mesa com o Pai para tomar café e estarem juntos, exatamente isso. Na presença de Deus somos alimentados por sua própria presença com um pão fresco, espiritual, da sua doce comunhão. Jesus é o pão vivo que desceu do céu (Mt. 6.33-35).

  • O Candelabro: fala da luz de Cristo e sua revelação, a adoração não é apenas

meras canções que cantamos pra nos confraternizarmos ou meramente pra iniciarmos o culto ou nos alegrarmos, a adoração em 2° nível nos leva a Ele, Jesus a uma revelação maior de quem Ele é e ao contemplarmos sua luz, ao olharmos para ele somos iluminados (, transformados e desejamos apenas fazer sua vontade e nos tornar semelhantes a Jesus, somos levados a um desejo maior de andar na sua luz, pois ele nos atrai e nos ilumina. É gerada uma intimidade maior, pois quanto mais o conhecemos e temos uma experiência com ele mais ainda temos intimidade.

  • O Altar do Incenso: “Suba a minha oração perante a tua face como

incenso…” Salmos.141.2. Fala de oração e intercessão, nós como sacerdotes e adoradores temos uma função dupla: Adorar e Interceder. Se a adoração nos leva a uma intimidade maior com Jesus então é certo que conheceremos também o seu coração, e conheceremos toda a alegria ou tristeza que existe no coração dele em relação a nós, a nossas Igrejas e as cidades. E como é difícil achar intercessores.
“E viu (o Senhor) que não havia ninguém e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor…” Isaías 59.16
E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei.
Por isso, eu derramei sobre eles a minha indignação; com o fogo do meu furor os consumi, fiz que o seu caminho recaísse sobre a sua cabeça, diz o Senhor JEOVÁ. Ez. 22.30.31

Na oração falamos com o Pai conversamos com ele, mas na intercessão, nos colocamos numa posição entre Deus e a pessoa ou a igreja ou ainda a cidade pela qual estamos orando. Entramos na brecha entre os dois: “E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse…” Ez.22.30. Quando o povo de Israel após sair do Egito fez um bezerro de ouro Deus decidiu destruir completamente a Israel e fazer de Moisés uma grande nação, mas Moisés se colocou no meio do Povo e disse: “Senhor, não faça isso!Tenha misericórdia do seu povo e perdoa o seu pecado”, e se colocou no meio do povo de maneira que se o Senhor destruísse Israel teria que destruir a Moisés também, que ousadia e por causa disso Deus poupou Israel.
Mas afinal a intercessão é tão importante assim!? Sim é, “os céus são do Senhor, mas a terra Ele a deu aos homens” Salmos 115.16, ou seja, Deus não vai interferir na nossa vida, na nossa igreja ou na nossa sociedade sem antes darmos a Ele essa liberdade, essa legalidade através da oração e intercessão. Deus deseja estabelecer o seu reino através de nós, mas para isso precisamos clamar: “VENHA O TEU REINO SENHOR!!!” Mateus 6.10.

Nível 3: O Santo dos Santos – A glória de Deus

  • O véu: A única coisa que separa o lugar Santo do Santo dos Santos era um véu

muito grosso
Depois de passarmos pelo sacrifício e morte e temos nos conformado com ele na sua cruz (Fp.3.10) e experimentado sua preciosa presença e comunhão somos levados para um outro nível o Santo dos Santos, lugar onde repousa a glória de Deus, ali apenas o sumo sacerdote podia entrar uma vez no ano para oferecer sacrifício pelo povo, mas agora o sumo sacerdote JESUS (Hb.7.20-28), entrou nos Santo dos Santos e tendo oferecido a si mesmo como sacrifício inaugurou um novo e vivo caminho(Hb.10.19,20). Quando Jesus morreu na cruz algo aconteceu no templo:

“…o véu do templo se rasgou em duas partes de alto a baixo…”

A única coisa que separa o lugar Santo do Santo dos Santos era um véu muito grosso
ou seja, Cristo removeu o véu nos dando livre acesso ao Pai (Hb.10.19).

Ao entrar nos Santos dos Santos o sumo sacerdote precisa fazer com que o incenso ficasse ainda mais forte a ponto de produzir uma fumaça densa e um cheiro bem mais forte, de maneira que não daria para ver o sumo sacerdote, muito menos sentir seu cheiro. Tem uma música que diz : No Santo dos Santos a fumaça me esconde só teus olhos me vêem…” Creio que seja essa a simbologia, quando contemplamos a glória do Senhor ali ficamos prostrados diante dele, as palavras perdem o valor, os olhos como chamas de fogo dele se fixam no nosso coração e o que podemos falar diante da sua glória!? “Aquietai-vos e sabei que Eu Sou Deus”. E diante da sua glória estamos completamente rendidos diante dEle, nada mais importa, não existe fama, o dinheiro e os bens materiais se tornam como lixo perdem todo o valor, ali conhecemos a profundidade do Seu coração, tudo o que importa é a glória de Deus, já não queremos saber das nossas necessidades e interesses, já não importa os nossos sonhos, ficamos completamente capturados, tudo o que importa é Sua glória. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome da glória…” Sl.115.1, reconhecemos que só Ele é digno de glória, reconhecimento e que toda a nossa sabedoria e capacitação humana, todos os nossos títulos não valem nada diante dEle. Ele é o Senhor da Glória (Salmos 24).

Abraço a Todos,
Jades Rogério
jadessilva@hotmail.com

Anúncios
comentários
  1. Alan soares disse:

    Amigo meus parabéns.
    Muito boa sua visao sobre o tabernáculo
    de Deus .

  2. MAKUMA KALABA disse:

    Ainda a um bom caminho a ser percorido.
    Com firmeza e muito sacrifício, chegando a luz plena e Verdadeira Comunhão, aumentando cada dia mais minha entrega VEREI A GLÓRIA DE DEUS. . .
    LOUVADO
    SEJA DEUS
    por este artigo

  3. Luis Arthur disse:

    Artigo ótimo, tenho certeza de que Deus uso você não somente para por juízo na minha cabeça, mas também de uma galera ai fora (kkkkk). Continue levando a palavra além. Amém

  4. Mirian Santos disse:

    Estou maravilhada e Deus falou muito comigo. Que Deus continue abençoando vocês em cada iluminação da bíblia sagrada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s