Quero ser semelhante a Ele (Parte 3)

Publicado: 16 de setembro de 2009 em Todos
Tags:, , , , , , , ,

eu1Neste Capitulo falaremos sobre o Apóstolo Pedro…

Outro exemplo que temos é Pedro que andou com Jesus por 3 anos, esteve com o mestre desde o início do seu ministério, foi discipulado por ele e viu e ouviu tudo com o próprio Jesus.

Talvez você pense, “mas Pedro era semelhante a Jesus? Pedro o negou três vezes, quando se sentiu ameaçado cortou a orelha do soldado com a espada e vira e mexe dava bola fora com Jesus”. Mas eu te digo: Sim, Pedro apesar das bolas fora que deu com o mestre ele se tornou semelhante a Jesus.
Vemos na bíblia que quando Jesus chamou Pedro para segui-lo ele era apenas um pescador e vivia disso e pelo que parece não sabia fazer outra coisa além de pescar, mas Jesus o chama “Venha e assim como eu faço discípulos você também fará, você será um pescador de homens” (Mt.5.19). Isso também nos faz lembrar que Jesus também chama pessoas simples para o seguirem, não se importa com a nossa classe social e nem se fizemos faculdade ou temos doutorado em teologia, ele apenas quer discípulos que desejam aprender com ele.

É claro que desde o início Jesus sabia que Pedro não era perfeito e que teria muito que aprender. Quero aproveitar e abrir um parêntese para dizer que Deus não está interessado em pessoas perfeitas “Os são não precisam de médico, mas sim os doentes… não vim chamar justos e sim pecadores”(Mt.9.12,13), lembre-se que todos nós estávamos afastados da glória de Deus e que Jesus veio para nos restaurar e nos fazer a sua imagem e semelhança e que nenhum de nós temos o direito de julgar a ninguém e que todos nós podemos nos tornar semelhantes a Ele, basta apenas o primeiro passo que é segui-lo.

Não estamos querendo formar super cristãos, nem queremos que um se ache melhor do que o outro, nós vemos no livro de Mateus que em todo o tempo Jesus ensinou os seus discípulos para serem iguais a Ele: “Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo, como o seu senhor” (Mt.10.24), é um processo de aprendizado “…até que todos cheguemos ao pleno conhecimento do Filho de Deus, á perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo”. (Ef. 4.13).

Pedro estava ali aos pés de Jesus, pra onde quer que ele fosse Pedro ia com ele até um dia em que Jesus disse à eles para que saíssem pregando o arrependimento, curando os enfermos e expulsando os demônios da mesma forma que Jesus fazia. Talvez naquele momento algumas pessoas ao olharem para Pedro fazendo exatamente o que Jesus fazia as pessoas poderiam dizer: “Este homem que está pregando arrependimento e fazendo esses sinais será que é ele o Jesus que tanto falam!? Afinal esse tal de Jesus faz as mesmas coisas!” . É interessante pensar nisso, e aqui encontramos um ponto importantíssimo para nós que queremos ser semelhantes a Jesus, é simples: “andar com ele”.

Andar Com Ele

Quando Pedro e os outros discípulos começaram a pregar e operar sinais já estavam andando com Jesus há quase 2 anos. Vocês já devem ter ouvido aquele ditado: “Diga-me com quem andas e te direi quem és”, pois é, é exatamente isso que acontece com as pessoas com quem andamos, nos tornamos parecidas com elas. Há algum tempo um amigo meu e irmão em Cristo estava passando por problemas, sempre dizia que estava desanimado, que não sentia vontade de ir à igreja, nem de orar ou mesmo ler a bíblia, mas eu notei que seu comportamento, sua roupa, e as músicas que ele estava ouvindo estavam diferentes do de costume, suspeitei qual era o problema: “Suas companhias”, perguntei a ele sobre isso e ele me confirmou que estava andando com algumas pessoas que ele sabia que não eram boa companhia para ele e eu disse a ele que eles estavam tendo muita influência sobre ele quando na verdade a maior influência dele deveria ser Jesus.

Com quem temos passado a maior parte do nosso tempo? Quem são as nossas maiores influências, amigos, TV, internet, novelas? Temos gastado tempo com Jesus? Jesus é seu melhor amigo!? Se for com certeza você deve ter prazer em estar com ele.

É como um jogador de futebol que é o maior perna de pau, então ele é colocado em um time de grandes vitórias onde está reunido os melhores jogadores. No início o perna de pau vai errar muitos chutes, cabecear a bola pro lado errado, vai dar passes errados, mas eu acredito que depois de um longo tempo de treino e de jogos, jogando e treinando com aqueles jogadores tão bons um dia o perna de pau começa a acertar uma cabeçada na bola, começa a acertar uns passes e quem sabe consegue até marcar um gol!? Acredito que nossa vida com Deus seja assim também, nós vamos a Ele do jeito que estamos e apesar dos muitos erros que cometemos no meio do caminho, de tanto insistirmos em andar com Jesus começamos a acertar algumas coisas também, ele vai nos transformando: “…somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem…” (2°Cor.3.18).

Recebendo o mesmo Espírito que Cristo recebeu

Quando Jesus subiu ao céu deu a Pedro e aos demais apóstolos uma ordem para que continuassem seu ministério, mas como continuar fazendo o que Jesus fazia se Jesus era o modelo deles? A Bíblia diz que Jesus rogou ao Pai para nos dar do seu espírito (Jo. 14.16) e que esse Espírito uma vez habitando no homem o ensinaria todas as coisas e o faria lembrar de tudo o que Jesus ensinou (Jo. 14.26). No dia em que o Espírito Santo desceu no dia de pentecostes ele encheu os discípulos de poder e os capacitou para serem semelhantes a Jesus, Pedro, cheio do espírito Santo (At.4.8.), começou a pregar o evangelho a milhares de pessoas e operar grandes sinais e prodígios. Alguém poderia dizer: “Mas Jesus não foi crucificado!? Será que ele ainda está vivo”, mas na verdade Jesus já tinha subido e agora era Pedro e os demais apóstolos e discípulos que continuavam seu ministério.

A história diz que quando prenderam Pedro para o matarem decidiram crucifica-lo igual a Jesus, mas Pedro disse: “Por favor eu não sou digno de morrer igual ao meu mestre, me crucifiquem de cabeça para baixo…”

Creio que chegará um tempo em que vamos entender nosso chamado para sermos semelhantes a Jesus de maneira tão clara que qualquer um de nós irá orar por um enfermo e ele será curado, qualquer um de nós irá orar por um morto e ele será ressuscitado, veremos o mundo com os olhos dele, teremos a compaixão pelos perdidos ardendo em nosso coração igual ao de Jesus.

“Em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará as obras que eu faço e outras ainda maiores fará…”
João 14.12

Na continuação falaremos sobre “Fui um perdido, tornei-me crente e agora sou CRISTÃO!”.
Grande Abraço e até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s