Adoração em 3 níveis à imagem do tabernáculo (Parte 1)

Publicado: 2 de fevereiro de 2010 em Todos
Tags:, , , , , ,

Adoração em 3 níveis à imagem do tabernáculo.

No tempo em que o povo de Israel estava no deserto Deus manou construir um tabernáculo. Era uma espécie de tenda móvel que o Senhor havia mandado fazer e nesse lugar seria feita a adoração a Ele ao mesmo tempo que representava a habitação de Deus entre seu povo. Ex.25. Estava divido em 3 partes ou 3 níveis:

Nível 1: O Pátio ou Átrio
Nível 2: Lugar Santo

Nível 3: Lugar Santíssimo ou Santo dos Santos

O Pátio (Nível 1) Ex. 27.9-19

Era a área externa do templo, onde todos podiam entrar menos os leprosos, os impuros e castrados. Existiam alguns objetos no Pátio, o Altar do Holocausto (Ex.27.1-8) e a Pia com água para lavagem (ou lavatório Ex.30.17-21)

  • O Altar do Holocausto: Era o local onde era feito o sacrifício. Matava-se o animal sobre o altar e em seguida colocava-se fogo. (Ficava logo na entrada do pátio Ex.40.6). O fogo ficava aceso 24 horas Lv.6.13
  • O Lavatório: Era o local onde os sacerdotes se purificavam para ministrarem, isso era extremamente vital, porque não podiam fazer exatamente nada sem se lavarem primeiro (Ficava perto da entrada do tabernáculo, entre o altar e a tenda). Ex.40.7

O Lugar Santo (Nível 2)

Era o primeiro compartimento do templo e era perigosamente restrito aos sacerdotes, qualquer outro que tentasse entrar seria morto pelo próprio Senhor. Existiam 3 objetos dentro do Santo Lugar: a mesa com os 12 pães da proposição (comunhão), o candelabro de 7 braços e o altar do incenso.

  • A Mesa : Diariamente se colocava 12 pães frescos ali. Ex.25.23-30, Lv.24.5-9. Os sacerdotes comiam esses pães no Lugar Santo.
  • O Candelabro: tinha 7 braços com 7 lâmpadas que ficavam acesas 24 horas e não podia se apagar, ele iluminava o Lugar Santo que ficava completamente escuro sem o candelabro. Lv.24.2
  • O Altar do Incenso: ficava de frente pro véu onde eram queimados incensos (perfumes) produzidos a mando de Deus, também 24 horas. Ex.30.8

O Santo dos Santos (Nível 3) Ex.26.33

Era o último compartimento do tabernáculo e o mais importante, era o lugar onde ficava a arca da aliança . A única coisa que separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo (Santo dos Santos) era um véu grosso (Ex.26.33). O único que podia entrar nesse lugar era o sumo sacerdote apenas uma vez por ano depois de um extenso ritual de preparação com um sacrifício pelos pecados do povo. O sinal de Deus na aceitação da presença do Sumo Sacerdote no Santo dos Santos era que ele continuava vivo!

  • A Arca da Aliança (Ex.25.10): era uma espécie de caixa coberta com ouro com 2 querubins de ouro puro em cima na tampa. Representava a aliança de Deus com seu povo e também a sua própria presença que ia no meio deles.

Depois desse pequeno resumo sobre o tabernáculo, quero falar um pouco sobre adoração. Assim como o tabernáculo está dividido em três partes cada um com seus objetos que vai do Pátio, o lado de fora, até o santo dos santos que é o lugar mais oculto, mais reservado bem no interior do tabernáculo eu creio que a adoração também ocorre assim, do lugar onde estamos para o oculto, o lugar secreto, bem no interior do coração de Deus. É bem verdade que a maioria das pessoas passarão a vida inteira apenas no átrio, outras até arriscarão entrar no Lugar Santo, mas algumas não se satisfarão com isso e irão mais adiante, só os sedentos irão até depois do véu no Santo dos Santos.

Continua na parte 2
Abração a todos
Jades Rogério
jadessilva@hotmail.com

About these ads
comentários
  1. gabriela disse:

    eu aprendi muito com isso.

  2. Antonio marcos da costa fonseca disse:

    A prender é sempre muito bom.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s